Paredes – concelho de todo-o-terreno em 2019

O Clube TT Paredes Rota dos Móveis organizou mais uma versão do seu actualmente famoso “Passeio TT”, um “habitué” do mês de Outubro. Habitualmente, bem como em estreita ligação com a Paróquia de Paredes, o caminho começou nas instalações desta cidade, percorrendo um dos percursos florestais mais atractivos, bem como histórico da região. Foi com o cruzamento de terras mais acidentado que os líderes do Clube Paredes ofereceram aos muitos forasteiros com aventura, histórias para informar e muita, assim como excelente, gastronomia.

As 6 dúzias de veículos foram “esticados” ao longo dos quilómetros iniciais, para garantir que a chegada às dificuldades iniciais não provocasse problemas de bloqueio, apreciando as atractivas estradas e também as paisagens rurais da região, destacando a bela Serra do Muro, bem como a mítica “Cruz de Baltar”.

A caminho do 2º local, onde se anteciparam algumas adrenalinas não desejadas, a organização ofereceu aos indivíduos com um impulso alimentar, para mais tarde entrarem num local com alguns momentos ainda mais tecnológicos, tais como a transposição de um pequeno curso de água e também alguns cruzamentos de eixos, antes de uma “mordidela” mesmo ao alcance dos mais bem preparados. O almoço teve lugar em Santa Comba, numa parceria com a Comissão da Festa de Santa Comba. No meio do dia, o passeio cénico levou a caravana ao local de Santa Comba, bem como à conhecida “Escalada dos Eucaliptos”, apenas para os mais bem equipados, mas que reuniu muitos espectadores entre os vários outros participantes da viagem e alguns curiosos. À tarde, a caravana percorreu Baltar, com um problema chamado “Rampa do Carro Velho”, antes de a caravana rumar provavelmente ao Parque Cidade de Paredes, onde a organização desenvolveu um percurso de treino de obstáculos para os mais corajosos.

Depois de “consumada” relativa a 6 10s de quilómetros, foi oferecido um jantar no “Paredes Design Hotel”. Uma fase todo-o-terreno que desafiou um dos mais ousados e especialistas de todo o terreno, conhecendo vários dos percursos da “Rota do Românico” nos seus arredores com o Vale do Sousa.

O clube entrou depois nos preparativos da sua prova rainha: a grande final do Campeonato de Portugal de Experimentação 4×4. Aconteceu numa pista completamente nova, semelhante a 2018, em Vandoma. Este circuito que proporcionou muito fenómeno aos telespectadores, portanto, muita adrenalina deu aos indivíduos. Como é igualmente normal no clube TT Paredes, foi certamente muito mais do que uma prova de 4×4, o que se atestou pelo grande fenómeno da presença assegurada dos melhores pilotos de veículos de ensaio a nível nacional.