Top 5 Destinos Off Road do Mundo

Sente-se preso no escritório? Queres fugir, só tu e os elementos da natureza?

Viajar já não se trata apenas de aviões e navios. Os SUV com tracção integral, tais como os da Land Rover e do Jeep, estão a fazer ondas como opção de viagem para os que procuram emoção por aí.

Como veículos que podem essencialmente viajar em todas as condições de estrada imagináveis, estes SUV podem levá-lo a qualquer parte do mundo, sem o stress das enjôo e dos assentos apertados dos aviões.

Reduzimos os cinco principais destinos, onde se pode desfrutar de algumas das paisagens mais deslumbrantes do mundo, e empurrar a sua condução em todas as rodas até ao limite.

1. Marrocos

O primeiro da lista é o pequeno mas belo país de Marrocos. Localizado no Norte de África, este país tem uma variedade de terrenos – desde planícies verdes a estradas de montanha rochosas e terrenos desérticos.

Marrocos é o lar das montanhas do Atlas, onde se podem explorar aldeias marroquinas rústicas, exibindo excelentes criações de prataria e cerâmica. O sul do país é o Deserto do Saara, o maior deserto quente do mundo.

O terreno é composto por pântanos salgados, desfiladeiros naturais, vales secos, planaltos rochosos, e dunas de areia – tudo isto irá testar as suas capacidades.

As aldeias do sul de Marrocos têm sempre o prazer de receber e entreter os seus hóspedes aqui.

É importante lembrar que conduzir no deserto é diferente de conduzir na auto-estrada, são necessários cuidados especiais e técnicas de condução para evitar a ocorrência de quaisquer acidentes.

Uma dica é conduzir sempre devagar. Conduzir demasiado depressa pode provocar o desgaste dos pneus, aumentando a probabilidade de não ser capaz de travar a tempo.

E pode fazer com que perca o cenário, mesmo danificando-o em caso de acidente.

Outra dica é manter o seu veículo em tracção às 4 rodas, mesmo quando pensa que ainda não precisa dele, e reduzir o esforço sobre ele, mudando para a gama baixa.

Tente conduzir em cima das rotinas no terreno, e quando encontrar areia, siga as pistas dos veículos anteriores. É aqui que a areia é empacotada e, como resultado, é mais estável.

Também é melhor manter a velocidade e engrenar mais alto neste terreno até o trilho ser limpo – mas não gire os seus pneus para evitar danificá-los.

2. Rubicon Trail – Califórnia

A seguir na lista estão os Estados Unidos, onde pode encontrar alguns dos melhores destinos de viagem no mundo. O percurso de Rubicon Trail da Califórnia está entre os melhores do grupo.

Passando pela Serra Nevada, a vista das montanhas é uma vista a não perder. Alguns dos obstáculos mais famosos nesta trilha são o Postpile do Diabo – um caminho sinuoso e rochoso que se estende até 50 metros; a Pequena Eclusa e a Grande Eclusa – trilhos tortuosos bordejados por grandes rochas que muitas vezes causam danos aos veículos que os navegam; e o Cadillac Hill- uma subida poeirenta sobre rochas soltas e requer a capacidade de virar muito habilmente.

Como o trilho termina no Lago Tahoe, pode descansar da sua viagem relaxando num dos resorts e spas de classe mundial do lago.

3. Black Bear Pass – Colorado

No outro extremo do país, o Colorado tem provavelmente o mais perigoso trilho off-road dos EUA de A.

O Black Bear Pass, localizado nos arredores de Telluride, é um antigo trilho de mineiros até 12.800 pés de altitude, e diz-se que aqueles que procuram experimentá-lo têm de ser loucos.

Tem 8 pés de largura, com uma parede de falésia de um lado e o amplo espaço aberto de uma queda de 1.000 pés do outro.

O solo é de xisto solto, o que torna os veículos suficientemente difíceis de controlar sem ter em consideração as muitas curvas extremamente apertadas. É necessário extremo cuidado na navegação deste trilho imperdoável.

4. Transfagarasan

Enquanto a condução na montanha pode ser assustadora e perigosa, os acidentes podem ser evitados se se tiver cuidado. Mesmo o assustador Black Bear Pass tem muito poucas fatalidades em seu nome.

Por isso, algumas coisas a ter em mente quando se conduz por trilhos de montanha não descem mais depressa do que se pode subir, manter o motor frio, e ser observador.

Ao descer a colina, não se precipite – isto resultará numa incapacidade de controlar o seu veículo e potenciais acidentes. Em vez disso, mude para uma mudança mais baixa e vá devagar – evite usar os travões.

Esta técnica também é útil para subir a colina. Especialmente se a inclinação for íngreme, vá devagar, e observe o medidor de temperatura.

A tensão adicional a ser colocada no seu motor pode causar o sobreaquecimento, por isso desligue o ar condicionado e descanse o carro, se necessário, após tal subida.

E esteja sempre alerta ao tráfego de entrada, tanto à sua frente como atrás de si.

As estradas de montanha são geralmente estreitas, e as colisões são extremamente difíceis de evitar, uma vez que há poucas formas de desviar em torno de um veículo que entra.

5. Ilha de Moreton – Queensland, Austrália

Das montanhas, vamos para as praias da Austrália. Um dos segredos mais bem guardados deste continente é Moreton Island, localizada em Queensland.

Conhecida por ser a segunda maior ilha de areia do mundo, Moreton é uma alternativa agradável e isolada às suas praias mais conhecidas mas sobrelotadas.

Devido ao seu relativo anonimato, a maioria das estradas de Moreton, que juntas atingem uma extensão de 35 quilómetros, ficam por desenvolver com riachos, afloramentos rochosos, colinas, e claro, a praia como parte do terreno.

Para viajar dentro deste parque nacional são necessárias licenças de acesso de veículos, que podem ser obtidas online .

Há uma taxa que tem de ser paga antes de se obter esta licença, mas as paisagens deslumbrantes, que incluem vida marinha exótica como o dugongo e as baleias jubarte no final do trilho, valem bem a pena.

Ao navegar na praia de Moreton, aqui estão algumas indicações a considerar.

Em primeiro lugar, Moreton Island recomenda que se conduza um veículo com grande espaço livre, uma vez que os veículos com pouco espaço livre podem ter dificuldade em navegar nas vias interiores e na areia macia.

Deve também abster-se de conduzir em dunas de areia, ou ao longo de linhas de deriva são locais para o desenvolvimento de dunas.

Mantenha-se na areia firme entre a linha de água e a marca de maré alta, e mantenha o seu veículo em tracção às quatro rodas.

Vá devagar e com cuidado, vigiando os banhistas e os animais. Também é recomendável que conduza durante a maré baixa.

Ao navegar pelos riachos da ilha, verifique primeiro o manual do seu carro para determinar a profundidade a que o seu veículo pode manejar a água (também chamada profundidade máxima de navegação).

Peça a um companheiro para o ajudar a verificar se existem obstáculos que possam danificar o seu veículo, e entre na água em marcha lenta para evitar salpicos.

Pode acelerar um pouco depois de ter atingido o plano do riacho, mas continue a mover-se lenta e cuidadosamente para evitar levantar a água em torno da baía do motor desnecessariamente.

Não desligue o motor, pois isto fará com que a água entre no motor, mas continue até chegar à outra extremidade.

Mas antes de saltar para o seu carro, é importante planear a sua viagem e prepará-la devidamente.

Certifique-se sempre de que o seu veículo está em forma de ponta antes de uma longa viagem, utilizando o método BLOWBAG, tal como recomendado pela Associação Automóvel das Filipinas: Travões, Luzes, Óleo, Água, Bateria, Ar, e Combustível.

Na estrada, lembre-se sempre que as pistas de condução off-road foram abertas para nos dar uma oportunidade de nos aproximarmos e de nos relacionarmos pessoalmente com a natureza e devem ser tratadas com respeito.

Mantenha-se nos caminhos que foram marcados por viajantes anteriores – os pneus do seu veículo comem o chão cada vez que passa, e é melhor minimizar tais danos.

Não assuste a vida selvagem com os nossos faróis, ou por meio de música.

Esteja atento e atento aos cavaleiros, caminhantes, e ciclistas na trilha, e lembre-se que a pessoa que sobe a colina tem o direito de passagem.

Quando descansar e acampar num trilho, limpe-se a si próprio para preservar a beleza da área.

Mais importante ainda, não morda mais do que pode mastigar – certifique-se sempre de que o seu veículo pode navegar pelo terreno antes de entrar nele, porque avariar é mais do que um incómodo, especialmente se estiver nas montanhas ou no deserto – pode ser extremamente perigoso.

A condução fora de estrada é uma experiência espantosa, onde quer que esteja. Portanto, uma vez que você e a sua tracção integral estejam prontos, ponha-se a andar! Nada o pode impedir de enfrentar o mundo.